quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Resenha do filme Precious – Uma História de Esperança, de Lee Daniels (2010)

 Claireece ‘’Precious’’ Jones é uma adolescente de 16 anos que está grávida de seu segundo filho, fruto de uma violência sexual que sofreu de seu próprio pai.

   Uma menina que passa por vários desafios, várias sobrecargas psíquicas e emocionais por conta de um lar totalmente perdido.

   Na escola ela não é uma aluna ativa em uma turma que não tem ânimo e disciplina para acompanhar o professor com os conteúdos propostos. Assim, por conta de sua gravidez, a diretora lhe diz que terá que sair daquela escola...  Um dia, a diretora vai até a casa dela para propor uma nova intervenção de ensino que dará e encaixará mais nas condições de vida de Preciosa, naquele momento; um modelo de ensino onde ‘’cada um ensina um’’, então lá, com uma professora preparada para aquela demanda, numa série multisseriada, como a desenvolver um trabalho com Preciosa e suas outras colegas de turma, a partir daí, então, Preciosa começa, com muito esforço e força de vontade, a ler e a realizar seu grande sonho de escrever.

   Preciosa por conta de sua situação recebia dinheiro, e visitas da assistente social pra acompanhar sua vida, que sua mãe fingia perante. Até que então o segundo filho de preciosa nasce, e ela conta sua realidade para a assistente social fazendo com que sua mãe perdesse o dinheiro que recebia, conta também para sua professora, quando é expulsa de casa quando chega com seu segundo filho em casa.

  A partir daí, Preciosa recebe um abrigo pra morar e reencontra sua mãe e devolve-a sua primeira filha que tem síndrome de down, a quem ela chama de ‘’mongo’’. Aparentemente Preciosa não perdoa sua mãe, por quê ela também a violentava. E então vê um horizonte esperançoso de uma nova vida com seus filhos.

  O filme (drama) é de um diretor negro com a maioria dos atores negros e latinos do subúrbio de NY. Apesar de ser um filme triste, não faz nada além de mostrar problemas e dificuldades que a parte não privilegiada da sociedade tem de enfrentar para no mínimo, viver. Um filme tocante, uma arte que realmente foi feita para sensibilizar quem o assiste, senso assim, Preciosa serve de exemplo para jovens nunca perderem a esperança de um futuro melhor para si, através da educação, da amizade e companheirismo; e preparar futuros professores de problemas diversos enfrentados por seus alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do filme Precious – Uma História de Esperança, de Lee Daniels (2010)

  Claireece ‘’Precious’’ Jones é uma adolescente de 16 anos que está grávida de seu segundo filho, fruto de uma violência sexual que sofreu ...